quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Caex é exemplo de superação contra as drogas

Tratamento

Caex é exemplo de superação contra as drogas

Foto: Carlos Queiroz

 
Trabalho, oração e terapia. Esse é o tripé responsável pelo sucesso de 70% das pessoas que realizam o tratamento proposto pela Casa do Amor Exigente (Caex). Em atuação em Pelotas desde 1990, a instituição é um exemplo de superação e mostra à comunidade que há saída para as pessoas que desejam livrar-se das drogas e recomeçar suas vidas. Um levantamento recente divulgado pela instituição mostra que desde sua fundação já passaram por lá mais de 800 pessoas.

De todos que entram na fazenda, aproximadamente 40% conseguem cumprir os 12 passos do tratamento com um ano de duração. De 2007 a 2012, 74 completaram o ciclo e 47 “estão em pé” (gíria que se refere a pessoas um dia viciadas, mas que atualmente conseguem ficar afastadas das drogas e/ou álcool).

O trabalho na comunidade é árduo. Atualmente estão internados 38 homens de diferentes idades. A rotina, regrada. O tratamento conta com orientação psicológica e espiritual, mas acima de tudo é um espaço para que as pessoas revejam seus conceitos e aprendam - ou reaprendam - a valorizar a vida. “Para entrar em uma comunidade terapêutica, a pessoa realmente precisa querer. Ninguém permanece contra a vontade”, explica o responsável pelas internações da Caex e alcoólatra em recuperação, Jorge Nunes Espinosa, de 53 anos.

Sua história é um exemplo de superação. Joca, como é conhecido pelos amigos, participou por dez anos de grupos como os Alcoólicos Anônimos (AA). Em 2006, saiu de casa e no ápice das crises, chegou a recorrer ao álcool e até mesmo perfume. Em 2007, entrou para a Caex e cumpriu os nove meses de tratamento exigidos na época.

Contato

O primeiro contato é feito através do escritório situado na rua General Argolo, 699, sala 101. As reuniões precisam da presença da pessoa que deseja ser internada e dos familiares. O trabalho de reabilitação sustenta-se nos 12 passos, com enfoque em valores como fé, confiança e superação, por exemplo. Acesse o site http://caexpelotas.com.br para outras informações.

Fonte: Por: Osiris Reis -  Diário Popular - 15/08/12

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Crack, é possível vencer reforça segurança em fronteiras e zonas de consumo no RS

As ações policiais do programa Crack é possível vencer no Rio Grande do Sul irão se concentrar nas fronteiras e nos locais de grande concentração de uso do crack nos centros urbanos. Na divisa com o Uruguai e a Argentina, serão intensificadas as ações de inteligência e de investigação para identificar e prender os traficantes, bem como desarticular organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas ilícitas.



Está prevista também a implementação de policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas de concentração de uso de drogas, onde serão instaladas câmeras de videomonitoramento fixo. O Rio Grande do Sul vai receber três bases móveis equipadas com sistema de videomonitoramento, 60 câmeras de videomonitoramento fixo, três veículos e seis motocicletas e 600 equipamentos de menor potencial ofensivo, além da capacitação de 120 profissionais de segurança pública que irão atuar nas cenas de uso de crack e outras drogas. O total de investimentos do governo federal na segurança pública fica acima de R$ 5,5 milhões. A expectativa é que a utilização de câmeras móveis e fixas contribua para inibir a prática de crimes, principalmente o tráfico de drogas.

Fonte: blog do Ministério da Justiça do Rio Grande do Sul