terça-feira, 12 de março de 2013

Videoconferência do Governo Federal sobre o Crack

 SJDH participa de videoconferência do Governo Federal sobre o Crack
  
O programa Crack, É Possível Vencer, do Governo Federal, foi tema de uma videoconferência entre seis ministérios e os governos estaduais e prefeituras do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais na manhã desta sexta-feira (15). O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, representou o governo gaúcho no grupo reunido em um auditório do Banco do Brasil, em Porto Alegre, que contou também com a participação do prefeito da Capital, José Fortunati. A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) coordena a versão gaúcha do programa desde que o RS aderiu ao plano, em 2012.
A reunião desta manhã foi transmitida para grupos reunidos nas cidades com mais de 200 mil habitantes dos dois estados. Prefeitos, secretários municipais e técnicos escutaram representantes dos ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República explicarem detalhadamente as ações do plano, e puderam enviar perguntas pela internet. O diretor de Políticas Públicas sobre Drogas da SJDH, Solimar Amaro, participou do encontro com a equipe técnica do departamento, assim como o diretor administrativo da Secretaria, Aldo Peres.
Inicialmente, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, abordou os três eixos do plano: Autoridade (que traz ações na área da Segurança Pública), Prevenção (ações educativas e informativas voltadas principalmente às crianças e jovens) e Cuidado (ações na área da Saúde e no atendimento aos usuários). Cardozo salientou que a pactuação entre as esferas federal, estadual e municipal deve ser bem feita, ajustando o plano à realidade de cada local. "É o trabalho conjunto e em sintonia que garantirá o sucesso do nosso programa. O combate ao crack não é uma questão de governo, mas sim de Estado", afirmou o ministro.
O Rio Grande do Sul foi citado como exemplo em algumas frentes do plano, como a formação de agentes da Segurança para atuarem no enfrentamento à droga. Cinco turmas de policiais já foram formadas desde a implantação do programa Crack, é Possível Vencer. No RS, além das secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos e da Segurança Pública, as secretarias do Desenvolvimento Social, da Saúde e da Educação também fazem parte das ações do plano.

Fonte: site - http://www.sjdh.rs.gov.br

Divulgadas comunidades terapêuticas pré-qualificadas em edital

Divulgadas comunidades terapêuticas pré-qualificadas em edital

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas divulga a lista de comunidades terapêuticas selecionadas na segunda fase do edital de chamamento público nº 1/2012 - Senad/MJ.

Entidades pré-qualificadas:

Associação de Apoio e Recuperação de Dependentes Químicos de Itaúna (Itaúna-MG)
Casa de Reintegração Social Nova Vida (Barreiras-BA)
Casa do Caminho Ave Cristo (Birigui-SP)
Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE (Blumenau-SC)
Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE (Palhoça-SC)
Comunidade de Recuperação Nova Vida – CRENAVIDA (Votuporanga-SP)
Cruz Azul de Panambi – Centro de Reabilitação (Panambi-RS)
Fundação Hermon (Porto União-SC)

Internação e conquista

O grupo mães contra o crack não para de receber mães a procura de internar seus filhos. Na tarde de ontem(11) chegou uma mãe com o olhar vazio, triste, cansada de ver o sofrimento de seu filho para largar o vicio em relação ao uso do crack, mas ela não desistiu nos procurou e para alegria de ambos conseguimos uma vaga via sus em uma comunidade terapêutica.