quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

LEGAL!

Policiais militares são capacitados para combater as drogas entre crianças e adolescentes

O enfrentamento às drogas e à violência juvenil no Rio Grande do Sul ganha mais um aliado a partir desta quarta-feira (20). Policiais militares que trabalham com o tema em escolas pelo Estado estarão reunidos para se qualificarem no trato com crianças e adolescentes. Eles irão participar do Seminário Estadual de Prevenção às Drogas, que acontece em Porto Alegre, de 20 a 22 de novembro, no Salão São José do Hotel Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514).
O evento também irá marcar os 15 anos do Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd) e o alcance de 1 milhão de crianças atingidas com o programa. Realizado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e pela Brigada Militar. A abertura do seminário será às 14h30min. 

Entre os palestrantes, o gerente do Instituto Gerdau, Clódis Xavier, falará sobre a parceria do Grupo Gerdau com o Proerd. Já Franklin Popovi, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, irá apresentar o programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. Na quinta-feira (21), o coordenador estadual do Proerd no Paraná, coronel Douglas Sabatini, irá tratar da atuação do policial militar nas escolas daquele estado. Na sexta-feira (22), a secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Celeste, irá falar da importância dos conselhos tutelares na luta contra as drogas. Além dos palestrantes, os instrutores do Proerd farão relatos e demonstrações das técnicas utilizadas em sala de aula. 

O Proerd é baseado no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (Dare), que já foi desenvolvido em mais de 50 países, atingindo 40 milhões de crianças por ano no mundo. No Rio Grande do Sul, o Proerd foi implantado em 1998 para reforçar noções de cidadania, prevenir e reduzir o uso de drogas em crianças e adolescentes. Os policiais militares entram em sala de aula - desde a educação infantil até o ensino médio - e, com o apoio dos professores, auxiliam os alunos a reconhecerem as pressões para que experimentem cigarro, álcool, maconha ou outras drogas e, principalmente, como resistir a elas. 

O trabalho é realizado também com os familiares desses alunos, incentivando-os a desenvolver habilidades de comunicação, autoestima, empatia e tomada de decisão nas crianças e adolescentes, assim como mostrar a eles alternativas às drogas. O Proerd funciona em 451 municípios gaúchos em escolas das redes de ensino estadual, municipal e privada. 

Fonte: site Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos / RS

PROGRAMA VIVA VOZ DA SENAD PELO 132

Nova campanha divulga programa Viva Voz da Senad

Panfletos e cartazes divulgarão o serviço prestado pelo fone 132 - Foto: Reprodução
Uma nova campanha da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) será lançada neste mês de novembro para divulgar o programa Viva Voz, que atende usuários de drogas e seus familiares por meio do telefone 132. Com a distribuição de panfletos e cartazes, a Senad pretende divulgar em todos os Estados o serviço de apoio e orientação sobre o uso indevido de drogas aos que precisam de ajuda.

O Viva Voz consiste no atendimento gratuito por telefone durante 24 horas por dia. Quem liga é atendido por consultores capacitados e supervisionados por profissionais da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interlocutor não precisa se identificar. O serviço não recebe denúncias, mas realiza orientações sobre drogas, conduz usuários em crise e indica locais para tratamento, além de esclarecer dúvidas.

De janeiro a setembro deste ano, o Viva Voz recebeu 1.591 ligações do Rio Grande do Sul. São Paulo lidera as solicitações de ajuda com 3.186 ligações e o Acre é o que menos utilizou o serviço com 21 pedidos de ajuda. No RS, as políticas públicas de prevenção e de reinserção social de usuários de drogas estão a cargo da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.

Fonte: site da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande de Sul

SAIBA UM POUCO SOBRE A DROGA KROKODIL

Mulher sob os efeitos do Krokodil, a droga que consome o corpo
Para quem ainda não ouviu falar, Krokodil é uma droga russa fabricada a partir da desomorfina, um substituto da morfina, conhecida pela farmacologia desde 1932. Muito provavelmente é a droga mais aterrorizante da atualidade e deve seu infame nome às escarificações que vai provocando na pele dos viciados, algo semelhante a rugosidade da pele do crocodilo; no entanto, o terror começa quando a pele começa a desprender até deixar ossos expostos. O consumo desta porcaria vem aumentando cada vez mais pois é uma alternativa barata à heroína.

Os efeitos colaterais provocados por esta droga estão para além do bizarro. A área onde é aplicada fica necrosada, expondo ossos e músculos e não é incomum que viciados tenham que amputar ou limpar grandes áreas apodrecidas em seus corpos. Se não for sensível e quiser ver o que acontece -eu não tenho coragem de compartilhar este conteúdo no MDig e nem encorajo ninguém a fazê-lo-, basta pesquisar nas imagens do Google. São imagens fortes, avisado está!

Dizem que é quase impossível largá-la, uma vez que se começa a consumi-la o destino a curto prazo é um caixão -expectativa de vida de três anos no máximo-, já que a desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores muito fortes por até um mês.

Um usuário do YouTube compartilhou um impactante video que mostra uma mulher sob os efeitos dessa droga, também conhecida como a "substância dos zumbis" pelo que produz nas pessoas.

O uso da droga é muito estendido nos subúrbios da região de Ecaterimburgo, capital do Distrito Federal Russo dos Urais, mas as seguintes cenas foram gravadas em Nova Iorque. Alguém, ao ver o estado da mulher, ligou para os paramédicos do corpo de bombeiros da cidade, que, como vemos nas imagens, pouco têm o que fazer.


Leia mais em: Mulher sob os efeitos do Krokodil, a droga que consome o corpo - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30209#ixzz2sZ4CHtBM

2014

Olá, mais um ano que chega e com ele venham muitas coisas boas e positivas!
Queremos dizer que em 2014 teremos novas ações do GRUPO MÃES X CRACK. AGUARDEM!
FELIZ 2014