terça-feira, 19 de julho de 2011

Miriam participa em Canoas do 1° Fórum Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas


O trabalho da Subcomissão contra o Crack da Assembleia Legislativa e o papel da família e da escola no trato com a questão das drogas perante a juventude foram os temas abordados pela deputada Miriam Marroni (PT) no 1° Fórum de Prevenção ao uso indevido de Álcool e outras drogas. A parlamentar integrou a mesa interdisciplinar sobre Prevenção e Tratamento ao Abuso de Álcool e outras drogas, na tarde de 29 de junho, do terceiro e último dia do evento realizado na Ulbra Canoas.

A deputada falou sobre o papel da Subcomissão contra o Crack na investigação acerca da rede de atendimento oferecida aos dependentes químicos, em especial pelo sistema público de saúde. “Desde que a subcomissão foi instalada, estamos visitando unidades de atendimento e ouvindo a população do interior do estado para que possamos ter uma radiografia do setor e um diagnóstico das necessidades. Queremos auxiliar os poderes públicos na construção de uma nova forma de encarar e tratar esta doença”, afirmou.

Esforço coletivo - Para a parlamentar, três questões são fundamentais quando o assunto é drogadição: o reforço do papel da família e da escola na educação antidrogas, a implementação da escola de turno integral como política pública de prevenção às drogas e a efetivação de uma rede de atendimento realmente eficaz no tratamento da drogadição. “Estes três fatores, atuando em conjunto, poderão trazer resultados verdadeiramente animadores nesta luta contra o flagelo das drogas”, defendeu.

Além de Miriam Marroni, participaram da mesa redonda a assistente social e integrante da Rede Multicêntrica – Formação Permanente Interdisciplinar e Intersetorial de enfrentamento ao uso e abuso de crack e outras drogas da UFRGS, Miriam Dias, o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público, promotor Francesco Conti, e o mestre em Ciências Criminais e professor do curso de Direito da Ulbra, Moysés Pinto Neto. O 1º Fórum Fórum de Prevenção ao uso indevido de Álcool e outras drogas foi promovido pela Prefeitura de Canoas e Ulbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário