terça-feira, 24 de abril de 2012

Gaúchos terão R$ 103 milhões para tratamento de usuários de crack


O Estado do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Porto Alegre assinaram nesta terça-feira (17/04) um termo de cooperação para aderir ao programa do governo federal "Crack, é possível vencer". O Ministério da Saúde informou que, com o acordo, são fortalecidas ações para aumentar a oferta de tratamento de saúde e a atenção aos usuários de drogas. Segundo a Pasta, a União deverá investir em território gaúcho R$ 103 milhões até 2014.

O Rio Grande do Sul é a quarta unidade da federação a aderir ao programa lançado pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2011. Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro já assinaram termo de cooperação.

Porto Alegre terá oito Centros de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) para atendimento 24 horas em 2012 (sendo cinco novos e outros três que passarão a atender em tempo integral), quatro Consultórios nas Ruas (um novo e três que serão qualificados) e 131 leitos em enfermarias especializadas (61 novos e outros 70 qualificados). Além disso, até o final do ano serão criados quatro novas Unidades de Acolhimento Adulto e mais duas novas para atendimento de crianças e adolescentes.

Outra parte dos recursos será usada para construção de sete CAPs AD 24 horas, qualificação de outros 14; 28 Unidades de Acolhimento, sendo 20 destinadas ao público adulto e oito para o público infantil, 242 leitos em enfermarias especializadas e 19 Consultórios nas Ruas. Todos os equipamentos representam 548 novos leitos no Estado gaúcho.

Na área de assistência social, as ações para o enfrentamento ao crack contarão com a ampliação da capacidade de atendimento nos equipamentos públicos como os Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP). Atualmente, existem 95 Creas em 89 municípios gaúchos com capacidade para atendimento de 5.470 famílias por mês. Com a ampliação, mais 28 unidades serão implantadas e mais 1.490 famílias serão atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário