terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Grande expediente: Internação Compulsória


Miriam Marroni destaca necessidade de regulamentar lei estadual de internação compulsória para dependentes químicos   







No primeiro Grande Expediente após o retorno à Assembleia Legislativa, a deputada Miriam Marroni (PT), abordará, nesta quarta-feira (20) a necessidade de regulamentar no Rio Grande do Sul uma lei visando a internação compulsória em casos extremos de dependência química. A parlamentar afirma que o vício tem que ser tratado como doença complexa, além de se levar em consideração que a maioria dos usuários está em risco constante de vida.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 25% dos usuários morrem por crime e outros 25% por doenças relacionadas ao uso de drogas e as condições precárias em que vivem. A parlamentar explica que, segundo alguns especialistas, durante meses o viciado não tem condições psicológicas para tomar decisões e ficam completamente desprovidos da capacidade de escolher. “Tive essa experiência junto ao Grupo Mães Contra o Crack, em Pelotas, que nos revelou de forma mais próxima o caráter destrutivo e devastador da dependência química”, diz a deputada que coordena o grupo.

A deputada Miriam também abordará seu Projeto de Lei 438/2011 que visa justamente instituir uma política de internação compulsória no RS, através da criação de uma rede de estrutura visando atender os dependentes. Essa rede engloba qualificação dos serviços públicos e capacitação técnica interdisciplinar, prestação de atendimento, e organização do serviço dos pedidos de solicitação de laudo técnico para requerimento de internação

Fonte: site da deputada Miriam Marroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário