Nova campanha divulga programa Viva Voz da Senad
Uma nova campanha da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) será lançada neste mês de novembro para divulgar o programa Viva Voz, que atende usuários de drogas e seus familiares por meio do telefone 132. Com a distribuição de panfletos e cartazes, a Senad pretende divulgar em todos os Estados o serviço de apoio e orientação sobre o uso indevido de drogas aos que precisam de ajuda.
O Viva Voz consiste no atendimento gratuito por telefone durante 24 horas por dia. Quem liga é atendido por consultores capacitados e supervisionados por profissionais da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O interlocutor não precisa se identificar. O serviço não recebe denúncias, mas realiza orientações sobre drogas, conduz usuários em crise e indica locais para tratamento, além de esclarecer dúvidas.
De janeiro a setembro deste ano, o Viva Voz recebeu 1.591 ligações do Rio Grande do Sul. São Paulo lidera as solicitações de ajuda com 3.186 ligações e o Acre é o que menos utilizou o serviço com 21 pedidos de ajuda. No RS, as políticas públicas de prevenção e de reinserção social de usuários de drogas estão a cargo da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
Fonte: site da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande de Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário