terça-feira, 19 de julho de 2011

Miriam acompanha graduação de residente da Caex Pelotas ingresso nas vagas do Estado


A Comunidade Terapêutica Casa do Amor Exigente (Caex) graduou mais três residentes durante a missa celebrada na tarde do primeiro domingo de julho (3). Entre eles está o primeiro ingresso pelas vagas oferecidas por meio do convênio firmado com o Governo do Estado, há um ano, e que oferece 10 delas na instituição, sem custo, para dependentes químicos.

No primeiro domingo de cada mês, a Caex realiza uma missa com a participação dos familiares e nesta mesma ocasião são graduados os residentes que concluíram o tratamento e estão prontos para deixarem o lar depois de 12 meses de tratamento. Depois dos depoimentos dos três graduandos que emocionaram e arrancaram lágrimas da deputada Miriam Marroni (PT), o Padre Jaime Souto declarou a parlamenter como "embaixadora" da comunidade, entregando-lhe um cordão com a cruz de São Francisco de Assis.

A deputada recordou seu trabalho, como psicóloga, com as mães de dependentes químicos, denominado Mães contra o Crack. Para Miriam, o grande problema ainda é que o estado e comunidade não veem a drogadição como uma doença. "Por isso, tamanha a dificuldade da implantação de uma rede de tratamento realmente efetiva. Mas estamos em uma casa religiosa ue faz isto muito bem. A Caex é exemplo de trabalho bem sucedido. E percebemos isso no depoimento dos que estão concluindo o tratamento", comentou a parlamentar, ao colocar seu trabalho à disposição na busca de um sistema de políticas públicas efetivas para tratamento.

A Caex 
É uma Comunidade Terapêutica que ofere 33 vagas, sendo 10 delas gratuitas, por meio do Programa de Prevenção à Violência (PPV), que foi contemplado com a autorização da Secretaria Estadual de Saúde a contratar vagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E outras três vagas de caráter filantrópico, sem custo nenhum para as famílias de dependentes químicos que não têm condição fianceira de arcar com o tratamento.

Um comentário:

  1. Trabalho no CREAS para População de Rua em Pelotas, onde alguns usuários do serviço são dependentes de drogas. Gostaria de saber se alguma das integrantes do grupo poderia palestrar em nosso centro. Nosso horário é de 11 a 17h, na Cassiano 152 e propomos agendar uma visita, quando possível (3222 1587). Francisco A. Vidal

    ResponderExcluir