terça-feira, 18 de outubro de 2011

Evento marca dois anos de luta das Mães contra o Crack

Orgulho da camiseta, esperança, superação, perseverança. Essas foram as palavras mais citadas durante o evento de celebração dos dois anos do grupo pelotense Mães contra o Crack, ocorrido na tarde da última segunda-feira, 17, no auditório da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel).

Na primeira parte do encontro, o grupo avaliou as principais atividades desenvolvidas durante o ano, entre elas várias palestras em escolas tanto de Pelotas como de outros municípios da Zona Sul do Estado. As Mães contra o Crack destacaram a participação em audiências com o ministro e secretário estadual da Saúde, Alexandre Padilha e Ciro Simoni, respectivamente, assim como nas agendas da Subcomissão contra o Crack da Assembleia Legislativa.
 “Abrimos a discussão sobre a dependência química para a sociedade. A porta está aberta para exigirmos que as coisas aconteçam, temos muita luta pela frente”, destacou a coordenadora do grupo, a deputada estadual Miriam Marroni (PT).

Entre as pautas do movimento, a deputada fez questão de ressaltar a permanência da luta por mais leitos para desintoxicação em hospital geral. “Não venham nos ‘vender” leito em hospital psiquiátrico. Sedação e clausura não são saídas para a dependência química”, sustentou. 

Relatos - Depoimentos como o de Vani Camacho, Rita Póvoa e Sílvia Taborda emocionaram o público. Rita, técnica em enfermagem, contou que perdeu o filho mais velho em acidente de trânsito, mas que não pretende “perder outro para traficante". Sílvia, por sua vez, relatou que depois da morte do marido taxista, asassinado em um assalto praticado por usuários de crack, descobriu que seu filho mais velho também era usuário. "Foi o início da minha desestruturação psicológica e a dos meus outros dois filhos", lamentou.

O encontro teve a participação do psicólogo e especialista em Dependência Química e em Psicologia da Educação, Ricardo Valente, com palestra sobre o enfrentamento do tema da  drogadição. Estratégias de mobilização para o próximo ano serão discutidas em reunião de planejamento, a ser agendada em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário