terça-feira, 26 de outubro de 2010

Comercialização do crack até mesmo pela internet

Confira também as dicas de prevenção e cuidados dadas por um psiquiatra aos pais

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Miriam Marroni, comenta a reportagem espcial da Zero Hora de 17 de outubro, que mostrou mais uma triste e preocupante realidade: o tráfico online. A droga agora também já está sendo comercializada pela internet, sendo pedida via e-mail e é entregue pronta-entrega pelos Correios.
Em comunidades de redes sociais, fóruns de discussão e até mesmo sites oficiais registrados em outros países, cada vez se populariza mais a venda ilegal de drogas na internet, disparando o alerta das autoridades que procuram alternativas para frear o tráfico online. "Um verdadeiro absurdo. Usuários e traficantes usam códigos para negociar por Orkut ou MSN". Eles assediam possíveis clientes e prometem entregas em prazos até um dia, usando serviços dos Correios, como o Sedex.

A NEGOCIAÇÃO
Além de ilegal, a compra de drogas via internet é um negócio arriscado, principalmente por dois motivos: o usuário nã otem nenhuma garantia de que a engrega será feita. Mesmo que o traficante realmente faça o envio, existe a chance de que o pactoe seja interceptado pelas autoridades, que têm reforçado o monitoramento a esse tipo de crime.
A proliferação da venda de drogas por computador desafia as autoridades a encontrar maneiras eficazes de criar barreiras ao envio de encomendas ilegais escondidas em pacotes aparentemente comuns.

O QUE OS PAIS DEVEM SABER (DICAS!!!)
Pais de adolescentes e jovens que costuma passar muito tempo na internet, devem prestar atenção aos filhos para evitar o mau uso do computador. De acordo com o psiquiatra e psicanalista, Sérgio de Paula Ramos, coordenador da unidade de dependência químia do Hospital Mães de Deus - em entrevista à Zero Hora - PAIS PRESENTE REDUZEM EM ATÉ 12 VEZES O RISCO DE DROGADIÇÃO NA FAMÍLIA. Confira algumas dicas dada pelo especialista:
- PROXIMIDADE PATERNA: um fator fundamental de prevenção ao uso de drogas juvenil é a proximidade da figura paterna - que, na ausência do pai real, pode ser exercida por outro adulto. Estudos indicam melhor resultado quando se trata de um homem.
- ATENÇÃO AO USO DO COMPUTADOR: sempre que um jovem dedicar mais tempo e atenção à internet do que a sua vida real, os pais devem entrar em alerta e procurar saber o que há de errado.
- EVITAR POSTURA POLICIALESCA - não adianta estabelecer um excesso de restrições e proibições ao uso do computador. O diálogo deve ser sempre buscado.
- CUIDADO PROLONGADO: alguns pais, quando os filhos chegam à juventude, tendem a repetir para si mesmos que els "já sabem se cuidar" e diminuem o monitoramento. É UM ERRO!!! "Os adolescentes ainda não têm o cérebro plenamente desenvolvido para se cuidarem sozinhos. Embora deselegante, é um imperativo de saúde dizer que muitos pais estão mais preocupados com seus umbigos do que com os seus filhos. No Brasil, tratamos mal os nossos jovens" - afirma Sérgio de Paula Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário