O objetivo da subcomissão foi apresentada por meio de um vídeo especialmente produzido para as audiências, com cenas de entrevistas e situações envolvendo a drogadição, infromações sobre programas de prevenção federal e estadual e entrevistas concedidas à TV Assembleia por uma das integrantes do grupo Mães contra o Crack, Vani Pereira Camacho, e especialistas na área. “Esse video mostra o desespero de quem busca uma saída para seu filho, seu parente, seu ente querido e não consegue alternativa que consiga resolver a questão da dependência química”, explicou a deputada. “Temos de lutar por um tratamento diferenciado,que não trate o dependente como criminoso, pela transversalidade das políticas públicas e pela inserção profissional do usuário”, defendeu.
O deputado Mano Changes relatou trabalho desenvolvido em seu mandato anterior, no âmbito da Comissão de Educação, com caráter preventivo e direcionado à formação de multiplicadores da luta contra o crack. Também o deputado Jurandir Maciel abordou a importância da prevenção e a aplicação de programas integrados para auxiliar a questão da dependência química.
Experiência - “Estamos fazendo a nossa parte”, garantiu o prefeito Jairo Jorge, informando ações adotadas no município, como a ampliação do número de leitos para desintoxicação e a implantação de programas para a juventude envolvendo educação, esporte e cultura. Detalhes do Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas – Canoas Viva – foram apresentados pela secretária de Sáude, Beth Colombo, e pela diretora de Políticas e Ações em Saúde Mental, Rosane Kern.
Representantes de instituições e de poderes públicos de Canoas e região, integrantes de entidades comunitárias e usuários de programas municipais, estaduais e federais apontaram à relatora da Subcomissão, deputada Miriam Marroni (PT), a situação do município em termos de prevenção e de tratamento da drogadição. Também dependentes químicos em situação de recuperação manifestaram-se na audiência, relatando problemas decorrentes do vicio e dando depoimentos de superação. O público também demonstrou preocupação com a falta de alternativas terapêuticas para mulheres.
A próxima agenda da Subcomissão, vinculada à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, será em Passo Fundo, dia 13, às 14h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores do município. Outras seis cidades estão no cronograma de audiências públicas. A subcomissão também é integrada pelos deputados Luciano Azevedo (PPS) e Marlon Santos (PDT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário