terça-feira, 21 de junho de 2011

Miriam e Mães contra o Crack palestram em Arroio Grande



A deputada estadual Miriam Marroni (PT) e duas integrantes do Grupo Mães contra o Crack prenderam a atenção de centenas de jovens, pais e professores, no Centro Cultural de Arroio Grande. A palestra da parlamentar e também psicóloga arrancou, por diversas vezes. aplausos do público que quase lotou o auditórico com capacidade para 600 pessoas na noite da última quinta-feira (16).


Os depoimentos de Rita Póvoa e Sílvia Taborda emocionaram o público. Rita contou que depois de um ano e três mes sem usar crack, seu filho voltou a usar cocaína há duas semanas. "Perdi meu filho mais velho em acidente de trânsito. Não vou admitir perder outro, desta vez, para traficante", desabafou a técnica em enfermagem.

Sílvia relatou que depois da morte do marido taxista, asassinado em um assalto praticado por usuários de crack, seu mundo de "alice no país das maravilhas" desmoronou. Isso porque, em seguida, descobriu que seu filho mais velho também era usuário. "Depois de 29 anos de casamento, foi a ruína da família perfeita. Foi o início da desestruturação psicológica minha e dos meus outros dois filhos", lamentou.

Miriam abordou na palestra a questão da imaturidade dos jovens e propenção ao "proibido". "É característica da juventude a ação impulsiva, sem razão, motivada pelo princípio do prazer". Ela destacou ainda os objetivos da luta das Mães contra o Crack pelo tratamento adequado e pós-tratamento através de cursos de quallificação profissional para a reinserção social de ex-viciados.

A parlamentar crescentrou ainda a necessidade da prevenção e ocupação dos jovens, sugerindo a escola de turno integral como um caminho para a redução do número de jovens que ingressam no mundo das drogas e, consequentemente, da violência. O evento, promovido pelo Instituto Aimone Carriconde, integrou a programação da semana alusiva à comemoração dos 31 anos da escola estadual, que conta com cerca de 1,1 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário